Perdendo o sono

shutterstock_175348322

Nas duas últimas noites tive insônia. De quarta pra quinta acordei às 2h30 da manhã e só consegui dormir de novo às 5h30. Fiz uma boquinha, consegui ficar longe do celular e do computador para não despertar de vez. Li algumas páginas de um livro e depois me rendi ao jornal da internet. Ler O Globo às 4 da manhã dá uma sensação boa de dever do dia cumprido. Finalmente, apaguei. Ontem foi a mesma coisa, só que fiquei acordada das 5h30 até levantar, às 8h, deitada na cama, relaxando, sem entrar num sono profundo.

Mulheres ansiosas, estressadas ou que têm outros problemas emocionais tendem a sofrer mais com insônia durante a gravidez. Não é o meu caso. Não estou passando por nenhum estresse, estou feliz no casamento, com o trabalho etc. Então acho que posso botar a culpa no estrogênio, que, muito abundante na gravidez, tem efeito estimulante e pode ser a causa de frequentes despertares noturnos.

Saibam que é importante para a saúde da grávida dormir no mínimo 10 horas por dia e não dormir de barriga para cima após os cinco meses de gestação. Trabalho em casa e tenho tirado altas sonecas no meio da tarde. Sem culpa. Depois compenso trabalhando até mais tarde. Mas, se por acaso eu atender você com uma voz bem grave, pode ter certeza de que fui despertada pelo telefone. Então procure ser breve no assunto…