É de ladinho que eu me acho

Não sei se estou sugestionada pelo que li recentemente sobre compressão da veia cava, mas o fato é que não tenho conseguido mais dormir virada para o lado direito. Além de já não ser muito boa em assuntos de anatomia, jamais tinha ouvido falar, até minha primeira gravidez, dessa veia tão importante. Ela fica logo atrás do útero, no lado direito da mulher.

A veia cava inferior é a principal veia que transporta o sangue venoso do abdômen e dos membros inferiores para o coração. A compressão pode provocar falta de ar e queda de pressão, principalmente a partir da segunda metade da gravidez, quando nossa barriga já está bem grandinha e o útero passa a pesar sobre ela.

Nunca fui muito chegada em dormir de bruços, mas agora essa nem é mais uma posição alternativa, pois me sinto esmagando o bebê. Também tive de abolir essa posição durante as massagens semanais. De barriga pra cima acontece o mesmo problema que virada para o lado direito, então só uso essa posição para dar intervalos e descansar de tanto ficar virada para o lado esquerdo. Não estou explicando tudo isso pra deixar ninguém na neura, acordando no meio da noite preocupada em virar. É apenas para que saibam que o desconforto não é à toa. O incômodo é o reflexo natural que nos protege e sinaliza que está na hora de trocar de posição.

Descobri lá atrás, na primeira gravidez, um rolo de espuma da marca FOM de 1,56m de comprimento que virou meu companheiro nas noites difíceis (http://www.fom.com.br/rolos-rolo-no-catalogo-33-51-50). Depois que pari, achei por bem dispensar esse terceiro elemento dormindo entre mim e meu marido. Com a mudança do Felipe do berço pra cama, passei a usar o rolo para suavizar o contato dele com a grade removível que coloco e tiro toda noite.

Devo comprar outro rolo em breve, pois a vantagem dessa minhoca é que uma parte vai na cabeça, o miolo contorna a barriga e ela termina entre as pernas, tudo se moldando à nossa necessidade. Mandei fazer umas capas de tecido branco para poder lavar regularmente. Outra alternativa é experimentar dormir abraçada à almofada de amamentação, que você deverá adquirir para o enxoval do bebê. Alguém tem alguma outra dica sobre como dormir melhor na gravidez?

No último trimestre, tudo que já anda meio ruim pode ficar pior. Por conta de azia, falta de ar ou congestão nasal, a posição mais confortável talvez seja mais sentada. Muitos travesseiros e até aqueles no modelo triângulo podem trazer algum alívio para que você aproveite ao máximo suas últimas noites de sono sem interrupções externas. Nana, mamãe, que a cuca vai chegar…

 

 

 

shutterstock_219644395