Os trunfos do meu chá de fraldas

Como vocês já devem ter lido aqui, sábado foi pra mim um dia de grandes emoções. Pude realizar o chá de fraldas beneficente do Lucas cercada de amigos e leitores do blog e com uma produção fora de série…

Uma das coisas que valorizei no meu discurso, e reforço aqui, foi o apoio incondicional do meu marido, Joaquim Saboia, em relação à iniciativa de escrever o diário Projeto Cegonha, que, cá entre nós, parte de um verdadeiro “Big Brother” da intimidade da minha família para, ao longo da narrativa, abordar temas de interesse geral sobre maternidade.

Um dos comunicados mais importantes daquela manhã do evento, no entanto, foi de que até o fim do ano os melhores textos do blog estarão reunidos em um livro que sairá pela Réptil Editora, com dicas de especialistas e outras novidades. ‪#‎prontofalei‬!!! Gostaria que esta publicação contasse também com alguns dos depoimentos publicados aqui pelas leitoras, e para não violar nenhum direito de imagem pretendo entrar em contato individualmente com cada uma solicitando autorização para utilizar as passagens com essa finalidade.

Para quem ainda está pensando em organizar um chá de fraldas ou uma festa de apresentação do bebê (uma ideia bacana que pode acontecer com alguns meses de vida, talvez até junto do batizado), segue a lista dos fornecedores que utilizei no último sábado e que recomendo para cada detalhe importante ou quitute:

O horário marcado para o evento não combinava nem com bebida alcoólica nem com brunch, então decidi com a Bruna Guimaraes Caramaschi, dona da empresa de bufê 2 Party & Eat Buffet Personalizado, que a melhor alternativa seria oferecer canapés leves, águas aromatizadas e duas suqueiras, que, além de agradar a todos, decoram muito bem o ambiente. Quer se deliciar com o cardápio? Foram oferecidos três tipos de minissanduichinhos e minissushis de pão, espetinho de frutas da estação, cup mexicano, cracker de catupiry com compota de damasco e crudites de pepino, cenoura e tomatinho com molhinho de iogurte com hortelã.

A mesa de doces foi decorada pela empresa Similla, da Jô Asfora, que faz festa de forma lúdica e artesanal no melhor conceito handmade. Não utiliza material sintético e descartável e com isso não produz lixo, uma postura mais sustentável do que estamos acostumados a ver por aí. Para a mesa do chá de fraldas do Lucas, Jô misturou brinquedos de criança com quadrinhos de giz, balões de madeira, porta-retratos e cachepots com flores do campo. Brincou também com diferentes suportes em diferentes alturas para acomodar os doces, uma ideia que traz movimento. As nuvens costuradas a mão fazendo alusão à ilustração da Milk Studio, utilizada no blog, completaram a atmosfera Projeto Cegonha.

Os doces fizeram tanto sucesso que sobraram apenas algumas fatias de bolo pra eu levar pra casa e matar o desejo da família no dia seguinte.

Também, pudera, quem deixaria de experimentar os bem-nascidos da Marta Proto? Eles são tão macios e leves como pão de ló e recheados com um doce de leite mais parecido com o argentino.

E os suspiros da Les Bisous? Eles são os primeiros no mercado nacional a fazer suspiros gourmet coloridos, trazendo de volta às mesas esse doce tão querido, com uma nova e linda roupagem. As opções de cores e combinações são praticamente infinitas, adequando-se a qualquer decoração e ocasião.
Agora, quando a inspiração vem de Paris, que tal os suspiros de amêndoas à moda francesa, os famosos macarons? Carla Daudt Pâtisserie, pâtissier de mão cheia, prepara a iguaria de acordo com a receita original e artesanal, tendo sido a pioneira a fornecer o doce na cidade e ajudado a criar sua fama entre os cariocas. Pra mim, são hors-concours em apresentação e sabor.

Já os brigadeiros da Mr Brown Brigadeiro Gourmet, da Marta Asfora, fresquíssimos, com variações e ingredientes que transformaram esse docinho tão conhecido por nós em um verdadeiro brigadeiro gourmet, encantaram os convidados.

Trazer a Beth Chocolates para o evento foi uma ideia que surgiu quando visitei uma amiga na maternidade mês passado e caí de amores por um carrinho de tecido que ela recheou com pirulitos “it’s a boy”, charutos e outros bibelôs em forma de chocolate. Beth tem quiosque no segundo piso do Shopping Leblon, que é minha parada obrigatória (era, pelo menos, até essa maldita diabetes me perseguir), e inclusive levou meu voto de melhor chocolate do Rio de Janeiro no Comer e Beber da Veja Rio em 2014, premiação da qual tive a honra de participar como jurada. Para receber os amigos da mamãe do Lucas, ela criou um sapatinho delicado de papel nobre com lacinhos rosa ou azul recheados com um bombom divino, do tipo rígido por fora e mole por dentro.

Quanto aos brownies da Brownessa, da Vanessa Santos, com textura e aparência de bolo fresco feito em casa, percebi que o povo tratou foi de colocar na bolsa pra comer mais tarde em casa. Fizeram muito bem, porque estava mesmo difícil escolher e eram muitas as opções para comer de uma vez só.

Assim também aconteceu com as palhas italianas da Isabel Vieira, da empresa Brigadeiros da Bel. Conheci essa delícia, a perfeita união entre brigadeiro e biscoito, no batizado da minha cunhada e fiz questão de ter no meu chá de fraldas. Bel é a mais jovem confeiteira desse grupo de veteranas, mas seus brigadeiros, bolos e palhas já viraram coisa de gente grande, conquistando e fidelizando novos clientes a cada dia. Tudo muito gostoso e com preços de quem ainda tem os dois pés no chão.

E como toda mesa de doces merece um bolo, o da Maria Celina Basto, minha amiga de infância, tinha dois andares, pompa e circunstância. E o segundo andar não era de isopor não, só pra fazer farol, era igual à base! O nome do meu pimpolho foi desenhado acima de um fofo varal de roupas. Me impressionam as obras-primas que esse povo é capaz de fazer com pasta americana. O recheio de doce de leite e chocolate foi a escolha certa para agradar a todos os paladares.

A carrocinha de sorvetes Mil Frutas estacionada na varanda externa da sala de relacionamentos do shopping deu um toque final e um refresco àquela ensolarada manhã.

Lembro que o Shopping Leblon abraçou a causa de arrecadar fraldas para o Instituto da Criança e decidiu estender a coleta até o dia 17 de maio. Quem puder contribuir, basta entregar as doações no balcão do concierge, localizado no primeiro piso. Que essa ideia possa inspirar outras mães em seus respectivos chás de fralda…
Fotos de Rodrigo Dória/Feel Produtora

 

mesa de doces

_MG_6016

_MG_6022

_MG_6028

mesa de doces 2
mesa de doces 3

_MG_6010
_MG_6030
bufê 2 party & Eat
bufê da 2 Party & Eat