Ontem pedi ao meu marido para passar filtro solar nas minhas costas e ele mandou o seguinte comentário: você está com uns pelos escuros nas costas que eu nunca reparei. Acho que eles não estavam aí antes de você engravidar…
Este assunto é muito delicado pra mim. Sou “pelofóbica”. Na infância, na escola Britânica, os colegas de turma me chamavam de Antonia Barbuda. Só virei Barbosa quando eles acharam mais engraçado fazer associação com o personagem de Ney Latorraca, que rolava na TV Pirata. Bullying pesado muito antes do termo ser difundido. Minha mãe teve a sensibilidade de entender meu sofrimento e permitiu que eu começasse a fazer depilação aos 10 anos de idade – mas só meia perna. Então, eu ficava com uma bermuda de pelos do joelho pra cima. Aos 13 anos, meu padrinho me levou ao RioSul para escolher um presente de aniversário. Saí de lá com um Epilady, um aparelho de depilação elétrico digno de tortura. Tomei banho de lua com Blondor dos pés à cabeça durante anos até me dar conta de como ficava artificial e cafona uma morena como eu ter pelos loiros no corpo. Fui uma das primeiras cariocas a fazer laser, quando o revolucionário aparelho de remoção de folículo piloso ainda estava em fase de testes no Rio, no Fundão, onde a minha amiga Roberta Bibas, ainda aluna de medicina, fazia residência e me encabeçou como voluntária. Hoje ela tem uma das mais respeitadas clínicas dermatológicas da cidade, onde ao longo dos anos pude realizar o resto do tratamento.
Já dei um belo panorama do que os pelos indesejáveis representam pra mim. Agora vamos ao que interessa: explicar porque os pelos crescem na gravidez.
O hormônio IGH, responsável pelo bom desenvolvimento do bebê, está aumentado. Ele faz crescer o feto e muitas outras coisas… Efeitos secundários são veias saltadas, pintas aumentadas, verrugas e o aumento de pelos em áreas que você não tinha antes, até mesmo em regiões onde já foi realizada depilação definitiva. Porém, segundo a dra. Roberta, não se desespere. Os pelos estranhos e indesejados caem todos após o parto e as veias reduzem quando o IGH retorna a níveis normais. A má notícia fica só para as pintas e verrugas, que não somem e nem diminuem de tamanho. Essas só removendo mesmo…