Hoje encontrei a minha dermatologista e comadre dra. Roberta Bibas e levei uma bronca daquelas. Ela notou novas manchas no meu rosto e, me conhecendo como poucas, sacou que tenho passado longe do filtro solar. Realmente, tenho uma preguiça enorme de fazer uso diário de protetor e só me preocupo quando vou à praia ou piscina.
Mas o que ela voltou a explicar é que qualquer radiação, desde a luz do monitor do computador à lâmpada do teto, ativa a progesterona, hormônio responsável pelos melasmas, que são manchas acastanhadas que podem surgir no rosto ou em qualquer parte exposta do corpo, e poucas pessoas têm consciência disso.
A gravidez aumenta a produção de progesterona e também de MSH (melanine stimulator hormony), hormônio estritamente relacionado a manchas nesse período, responsável por pigmentar a aréola do seio e formar aquela linha vertical na barriga (que, felizmente, some pouco depois do parto). Somada a isso, durante a gestação, a progesterona está no seu pico mais alto, aumentando a síntese de melanina.
Resumindo: grávida tem que usar filtro sempre, mesmo dentro de casa. E é importante observar que o produto tenha proteção contra raios UVA e UVB. Já o fator depende do tom da pele, mas mesmo a pele escura precisa desse cuidado. Tô lascada… e, pra piorar, nada de peeling, botox ou laser de qualquer tipo. Nenhum procedimento estético é aconselhável nos próximos meses.