Comecei a escrever a coluna Petit Fours na revista Inesquecível Casamento em 2007, quando ainda era uma moça solteira. Me casei em 2009, mas o encanto por esse universo não diminuiu, muito pelo contrário, continuo vibrando com cada enlace que tenho a oportunidade de testemunhar. Meu filho nasceu um ano e meio depois, mas nem sempre a maternidade espera. As mães que precisam conciliar a produção de um casamento com os preparativos para a chegada do primeiro filho vivem uma corrida contra o tempo. Pedi ao empresário Fabiano Niederauer, editor da revista há 13 anos, que nos contasse um pouco dessa sua experiência acompanhando gestantes nesse momento tão especial. Confiram alguns conselhos preciosos!
A Noiva e a mãe:
O tradicional mês das noivas também é dono do dia dedicado às mães. Como respiro casamento 24 horas por dia, fica quase impossível não associar esses dois pontos e colocar as noivas grávidas na pauta. Confesso que na Inesquecível Casamento (www.inesquecivelcasamento.com.br) não é habitual recebermos casamentos nesse contexto, mas vira e mexe aparece uma noiva cheia de história dividindo seus preparativos.
Hoje não existe mais aquele tabu que gerava sofrimento e vergonha nas mulheres por estarem grávidas. Porém, tudo indica que quando o Projeto Cegonha chega de surpresa na vida da noiva é preciso acelerar os planos e correr contra o tempo. Por isso descarte profissionais de primeira viagem e contrate fornecedores confiáveis. Sei que muitas noivas desistem do casamento quando descobrem que estão grávidas e preferem remarcar a data para depois que o bebê nascer e estiver maior. Fato é que crianças são sempre bem-vindas e, acho sim, totalmente viável realizar um casamento no meio da gestação. É sempre emocionante!
Como já disse, basta ficar atenta aos prazos e adiantar tudo. O segredo é contratar um bom cerimonialista e contar com a ajuda de alguém para acompanhá-la aos encontros. Aqui vão algumas dicas:
1) Não tente disfarçar a gravidez
Isso já passou! Disfarçar a barriga não está com nada nesse contexto. A beleza de qualquer mulher fica evidente. Uma noiva grávida tem um charme especial, principalmente se a gestação já estiver avançada. Portanto, vestidos com a silhueta marcada são perfeitamente recomendáveis.
2) Casar na igreja
Nem sempre essa é uma alternativa viável. A maioria das igrejas católicas não realiza casamento quando a noiva está grávida porque isso vai de encontro às suas crenças. Mas nada impede uma conversa informal com alguns celebrantes para que eles a orientem sobre tais exigências. Se sempre sonhou casar de branco na igreja, mudará de opinião, pois a causa é nobre e Deus vai estar com vocês onde quer que seja!
3) Vestido para noiva grávida
Segundo diversos estilistas, optar por um vestido de alças largas para sustentar o busto é uma ótima pedida. Além disso, elas podem ganhar aplicações ou bordados, aumentando o charme da peça. Pense em uma proposta leve e esvoaçante na hora de escolher o modelo e se ligue nas dicas de sua estilista. Ela conhece seu biotipo e vai saber aliar um estilo ao seu desejo.
4) Esqueça os saltos!
Quanto mais o período de gestação avança, mais os pés ficam inchados e as pernas, cansadas. Saltos vão deixá-la desconfortável. Aposte em um sapato mais baixinho ou em um salto médio e grosso que acomode bem o novo (e temporário) formato do seu pé. Assim você ficará segura e aproveitará mais a festa.
5) Aliança maior
Nenhuma noiva está imune aos inchaços da gravidez. Um detalhe importante é pensar em comprar as alianças um número maior do que seu tamanho atual. Caso ela fique larga depois, basta pedir à joalheria para diminuí-la. A maioria das empresas de joia oferece esse tipo de serviço, mas, de qualquer forma, é sempre bom se informar antes e deixar tudo acertado.
6) Zero álcool
Você está totalmente proibida de inserir bebidas alcoólicas, certo? Ok. De repente, seu médico pode liberar uma tacinha de espumante para o brinde dos noivos e você pode combinar com a empresa de openbar uns drinques sem álcool para não passar a festa a seco.
7) Pele manchada
As manchas de gravidez são normais. Para deixar sua pele radiante no grande dia, não tem segredo! Contrate um excelente profissional para desaparecer com todas elas e te deixar linda para o casamento e, é claro, para tirar muitas fotos.
8) E por falar em fotos… o álbum de casamento!
Não deixe seu bebê de fora, nem se esqueça de pensar em fotos específicas evidenciando a gravidez. Isso vale tanto para seu making of quanto para as fotos com o noivo, padrinhos e família.
9) Lua de mel
Depois de conseguir equilibrar com sucesso a gestação e sua vida de noiva, você merece relaxar. Pense em locais de fácil acesso, que não exijam muito planejamento e te deixem bem tranquila. Caso a viagem inclua voos de avião, certifique se está nos meses permitidos para isso. Consulte seu médico, cheque se o seu plano de saúde cobre eventuais complicações e anote o contato dos hospitais próximos de onde vai se hospedar. Deixe para fazer uma viagem mais elaborada depois!
10) Aproveite a festa!
Encare sua história, planeje tudo exatamente como sonhou (na medida do possível e das suas limitações) e faça do seu dia um momento inesquecível ao lado de pessoas queridas!
Veja histórias de casamentos com noivas grávidas no site da Inesquecível Casamento:
Marcela & Rodolfo: http://inesquecivelcasamento.com.br/home-wedding-marcela-r…/
Priscila & Cleber: http://inesquecivelcasamento.com.br/priscilla-cleber/
Lorenna & Bruno: http://inesquecivelcasamento.com.br/lorenna-bruno/
Natacha & Marcelo: http://inesquecivelcasamento.com.br/natacha-marcelo/
Marina & Filipe: http://inesquecivelcasamento.com.br/marina-filipe/