Naquele encontro que tive com médicos que seguem a filosofia de parto humanizado, conforme contei aqui, aproveitei para sondar sobre as maternidades mais preparadas para esse modelo e que oferecem um padrão de atendimento comparável ao da Casa de Saúde São José e da Perinatal. Me deram o nome do Hospital e Maternidade Santa Lúcia, em Botafogo. Tão perto da minha casa e eu ainda não tinha nem ouvido falar. Me explicaram que foi uma maternidade de ponta no passado, mas que perdeu esse prestígio ao longo dos anos até que em 2013, sob nova gestão do grupo Amil, passou por uma grande reforma buscando se restabelecer e conquistar o reconhecimento da comunidade médica e de pacientes.
Liguei e agendei uma visita guiada, que eles oferecem em horários marcados. Estive lá na quarta-feira retrasada fazendo um tour completo. Só não contei pra vocês antes por dois motivos: estava muito envolvida com a organização do chá de fraldas do Lucas e queria esperar a consulta com a minha obstetra, Juraci Ghiaroni, antes de fechar minha avaliação.
Não posso negar que saí da visita ao Santa Lúcia muito bem impressionada com as instalações e a filosofia de trabalho. Um hospital de escala menor, aconchegante, com todos os leitos reformados e um andar exclusivo para a maternidade. Eles têm inclusive uma sala específica para realizar parto humanizado, que infelizmente não pude visitar porque estava sendo utilizada. Os acabamentos são de bom gosto, as televisões nos quartos de LED, os armários possuem cofre, os banheiros têm pia com design e até botão de emergência. A decoração e o conforto não são prioridade na escolha de uma maternidade, mas que contam uns bons pontos, ah, isso contam. Em 2011, quando tive o Felipe, me incomodou muito o estado de conservação da São José.
No Hospital Santa Lúcia eles incentivam o alojamento conjunto e defendem procedimentos como deixar o vérnix na pele do bebê evitando o banho nas primeiras 24 horas. Vérnix é um material gorduroso branco com várias propriedades benéficas que envolve o bebê. Basicamente, isso significa não ter pressa para enfiar o seu filho na pia a fim de remover o “nojentinho”, que, na verdade, é o melhor creme hidratante do mundo.
Como medida de segurança, o bebê e a mãe recebem, ainda na sala de parto, uma pulseira com chip eletrônico de identificação. Caso o bebê seja afastado da mãe por x metros, o alarme soa e todas as entradas do hospital são bloqueadas. Parece exagero pensar que alguém pode roubar seu filho, mas não custa pecar pelo excesso. Dei uma espiada até no cardápio da cantina, que pareceu gostosinho, com opções apetitosas como waffles, omeletes, quiches. Se bem que, no meu caso, pediria ao meu marido apenas que atravessasse a rua e comprasse brownie, cookie ou bolo de laranja direto no Café Sorelle, pois as receitas deles são as minhas preferidas na cidade.
Com esse novo posicionamento, o hospital deixou de atender emergências gerais, passando a concentrar o atendimento de urgência na obstetrícia. Na visita, perguntei sobre os profissionais envolvidos e me informaram que o coordenador médico do serviço de obstetrícia do hospital é o renomado dr. Jorge Rezende Filho, que, por coincidência, eu já conheço pessoalmente.
Exatamente uma semana depois, ontem, tive a tal consulta mensal com a Juraci, na qual eu queria abordar vários temas. Quando comentei sobre a visita ao Santa Lúcia e pedi que ela me contasse o que sabe, e se já tinha realizado partos naquela maternidade, ela respondeu que ficava numa posição delicada, mas que tinha, sim, ótimas referências: o dr. Oswaldo Couro, seu marido, é chefe de clínica lá!
Admirei sua postura neutra e discreta, mas fiquei muito feliz com a coincidência. Já são três excelentes referências de um hospital que não havia entrado no meu radar até então. Ela concordou em fazer o meu parto lá, porém fez uma ressalva: se porventura o bebê ameaçar nascer prematuro, a Perinatal tem hoje a melhor UTI Neonatal da cidade e é pra lá que devemos nos dirigir.
Queria muito ouvir depoimentos de mães que tiveram filhos no Santa Lúcia de 2013 pra cá. Ou de obstetras que realizaram partos nas suas facilidades para me ajudar a tomar uma decisão.