Censurar é fundamental

O Netflix, com sua enorme variedade de filmes, tem facilitado a introdução de novos desenhos na vida do Felipe. Até o advento dessa opção, eu era obrigada a assistir a Pingu todas as vezes em que ligava a TV, já tendo passado a fase da Peppa Pig, Rio e Rio 2, Casa do Mickey e Galinha Pintadinha. Na busca por novos títulos me deparei com Chaves, um clássico da minha infância, só que agora em versão desenho animado.

Achei tão meigo recordar o passado e ainda conseguir prender a atenção do meu pequeno… Sempre aproveito esses momentos de concentração dele para fazer outras coisas, então não fico necessariamente ligada no enredo. Ao fim de uma semana tendo acompanhado vários episódios de Chaves, o Felipe vira-se pra mim, do nada, começa a me dar socos e a gritar: “Gentalha, gentalha, gentalha!!!”. Igualzinho ao personagem Kiko da série.

Do alto de seus três anos, posso afirmar que o Felipe é um menino dócil. É tão raro vê-lo ter rompantes de agressividade que fiquei preocupada. Na primeira oportunidade, parei e me sentei com ele para ver um quadro inteiro juntos. Fiquei horrorizada. O desenho é violento e totalmente inapropriado para a idade dele. Tem sempre alguém se dando bem, alguém se safando de ter feito algo muito errado e o Seu Madruga, um derrotado, levando a culpa e pagando o pato por tudo.

Fui criada com muito Pica-Pau e Pernalonga, Tom & Jerry e mais uma série de desenhos que não eram nada politicamente corretos. Mas tenho a impressão de que a indústria de filmes infantis pisou no freio e, de uns bons anos pra cá, passou a produzir atrações mais light. Barney talvez tenha sido um precursor e um bom exemplo desse novo direcionamento.

Queria uma ajuda de vocês para listar os desenhos e filmes mais adequados para a primeira infância, já que crianças são esponjas e absorvem tudo de bom e de ruim que essas tramas oferecem.

Um dos primeiros filminhos a que o Felipe assistiu, a partir dos seis meses (meu pediatra orientou a não expor a criança ao monitor antes disso, pois os bastões do olho ainda não estão totalmente formados), foi o Baby Babble. Junto com ele a coleção Mais Bichos, que segue o mesmo conceito de introduzir sons, cores e formas. Vila Sésamo também teve seu momento de glória. O DVD Best of Elmo 2, com toda a turma, é um dos melhores, bastante musical. O Pocoyó também merece entrar na lista dos top 5; e Charlie e a Lola ajuda muito na observação da relação entre irmãos.

Carros e Aviões tem muito apelo para meninos, assim como Doutora Brinquedos faz sucesso com as meninas. Mas não tenho preconceitos, gosto que o Felipe veja de tudo. Ele anda, por exemplo, numa fase Dora, a aventureira, o desenho mais tosco dessa lista. Pelo menos é bem inocente e ainda ensina umas palavrinhas em inglês e outros conceitos interessantes. Outro dia entramos no carro, coloquei-o na cadeirinha, fechei o cinto e ele disse pra mim: “Mamãe, o cinto de segurança é pra ficar seguro”. Quem te ensinou isso?, perguntei. Ele respondeu que tinha sido a Dora!

Antes que me joguem pedra, quero que saibam que sou bem comedida com a exposição à televisão e outros tipos de entretenimento passivos…

 

Captura de Tela 2015-02-06 às 10.55.40 AM