Hoje senti menos coceira do que ontem e espero que amanhã sinta menos do que hoje. Como diz minha amiga Maria Vargas, que está cada vez mais apegada às mensagens do mestre indiano Osho, “isso também passará”.
O Joaquim levou o Felipe, meu enteado e a namorada dele à praia pela manhã e pude dormir (a prestações) até o meio-dia. Não lembro qual foi a última vez que dei uma esticada dessas. Me senti mais descansada. Quanto ao Lucas, não posso dizer o mesmo. Meu bebê anda muito agitado. Senti grandes movimentações na barriga e várias contrações ao longo do dia. Essas contrações, que deixam a barriga bem dura por alguns segundos, são consideradas contrações de treinamento para o trabalho de parto. Têm até um nome pomposo, Braxton-Hicks, para homenagear o médico inglês que as descreveu pela primeira vez, em 1972.
Há mulheres que começam a senti-las a partir da 16ª semana; outras passam a gravidez sem sentir nada. Eu não anotei, mas já venho tendo as minhas há bastante tempo. Uns dias mais, outros menos. Me olhei no espelho e também achei que a barriga está um pouco mais “baixa”, o que também é considerado um indicativo de que o trabalho de parto está próximo.
Espero, sinceramente, que o Lucas fique na dele por mais algumas semanas. Ainda não me sinto preparada. Pelo sim pelo não, hoje dei mais uma organizada nas tralhas que pretendo levar para a maternidade. Acho que, no fundo, estou um tanto sugestionada por estar entrando na 37ª semana, que é um marco na classificação da prematuridade. No Brasil, 11,7% do total de nascimentos acontecem antes das 37 semanas de gestação, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU).
O prematuro ou pré-termo pode ser classificado de acordo com a idade gestacional, sendo o prematuro limítrofe aquele nascido entre 37 e 38 semanas; o moderado, nascido entre 31 e 36 semanas; e o prematuro extremo, nascido entre 24 e 30 semanas de idade gestacional. Quanto ao peso de nascimento, diz-se que os bebês com menos de 2kg têm baixo peso; muito baixo peso, os com menos de 1,5kg; e extremo baixo peso, com menos de 1kg.
Vocês sabiam que dia 17 de novembro é o Dia Internacional de Sensibilização Para a Prematuridade? Lembro-me que ano passado a Perinatal organizou uma caminhada na praia do Leblon para conscientizar e alertar sobre a importância da prevenção da prematuridade. Um pré-natal rigoroso, com a realização de todos os exames recomendados, é um dos grandes aliados.
Pesquisando mais sobre o assunto, encontrei hoje um site muito rico sobre o tema: www.prematuridade.com. Recomendo a leitura.
E antes de dar boa noite, queria dizer que aprecio demais os comentários que vocês colocam aqui no blog. Queria também me desculpar por não estar conseguindo responder um a um como gostaria. Escrever no blog já tem sido difícil em certos dias, mas pelo menos a esse compromisso não quero faltar. Conto com a compreensão de vocês e peço, encarecidamente, que não deixem de me escrever. Leio e releio todas as mensagens e as guardo na lembrança com carinho.