Segunda parte da minha Baby Moon

Minha intenção era partilhar durante a viagem com meu marido aos Estados Unidos o roteiro e os programas que fizemos, a fim de encorajar outros casais a tirarem uma baby moon antes da chegada do filho. Não consegui me organizar antes, então deixei pra falar hoje do trecho entre São Francisco e Los Angeles. Fico devendo um último post com as dicas de LA propriamente dito.

Saímos de São Francisco e fomos até Palo Alto, que fica a 45 minutos de carro, visitar a Iona Szkurnik e o Marcelo do Rio, amigos cariocas que foram morar lá há cerca de ano e meio. A cidade onde fica a famosa Universidade de Stanford é uma graça. Observar a vida no campus despertou em mim um sentimento de querer que os meus filhos tenham uma experiência de intercâmbio ou façam faculdade no exterior. Lamentei não ter sido uma aluna mais aplicada… Um museu surpreendente que fica dentro de Stanford é o Cantors Art Center, que abriga o maior número de esculturas de Rodin fora da Europa. Tem até um exemplar de O pensador.

Saindo de lá dirigimos por mais uma hora até Carmel, considerada uma das cidades mais românticas dos EUA. Nos hospedamos num hotel muito charmoso chamado La Playa Carmel, a apenas quatro quadras do buchicho da pequenina cidade. Jantamos no Cantinetta Luca e fomos dormir com a sensação de estarmos num lugar que mistura o melhor de Búzios ao melhor de Campos do Jordão. No dia seguinte partimos para Monterrey, cidade vizinha bem próxima, para conhecer um espetacular aquário. Pra quem já mergulhou de garrafa, como nós, e que já pôde ver muitas daquelas espécies em seu habitat natural, não é tão impactante, mas valeu o programa. Foi certamente o momento da viagem que me fez sentir mais culpada de não ter levado o Felipe conosco. Ele teria adorado!

De lá pegamos a 17 Mile Drive para voltar a Carmel, uma estrada-parque que, na verdade, tem apenas nove milhas e passa por dentro de uma floresta, de um condomínio de casas luxuosas e de um clube de golfe chamado Pebble Beach Resort. Comi na delicatessen desse clube um dos melhores sanduíches de pastrami da minha vida!

Tiramos o resto da tarde para passear em Carmel e conhecer o Centrinho, entrando e saindo de lojas charmosas. Adoro fazer window shopping, mesmo quando não tenho intenção de comprar nada. Na Jan de Luz Linens babei com os jogos americanos e as toalhas monogramadas; na Carme Bay Company, apreciei os acessórios de casa e as lembrancinhas. Jantamos no La Bicyclette e dormimos a noite mais silenciosa de toda a viagem. Infelizmente, a temperatura não permitiu um banho de mar ou piscina. Fica pra próxima!

Na manhã seguinte colocamos o pé na estrada, com a expectativa pelo trecho mais bonito da viagem, conhecido como Big Sur e percorrido pela Highway One, uma estrada deslumbrante. Imagine uma Avenida Niemeyer muito longa, com 145 quilômetros, sem tanto carro, sem sinal de celular e com paisagens cinematográficas. Nossos principais pontos de parada foram a Bixby Bridge, uma ponte impactante construída em 1932 e o Julia Pfeiffer Burns State Park, que tem uma queda-d’água doce de 18 metros que cai direto na praia, onde a água é cristalina, tom de mar esmeralda. Mais adiante, na estrada, paramos num observatório de leões-marinhos.

No trecho final do nosso percurso até Santa Bárbara ficava o Hearst Castle, propriedade extravagante de um excêntrico milionário que virou ponto turístico. Participar do tour de hora e meia é a única forma de conhecer o castelo. Tivemos de abrir mão do passeio, pois ainda levaríamos mais duas horas e meia até SB, onde tínhamos um jantar marcado no Zaytoon com a Marinella, irmã da minha querida amiga Melissa Jannuzzi, que mora lá há cerca de 20 anos. Minha dica para quem quiser fazer todo esse percurso com mais calma é dormir uma noite na cidade de São Luís Obispo.

Um vacilo do nosso roteiro foi não ter programado mais um dia para explorar Santa Bárbara, uma das cidades mais ricas e lindas dos Estados Unidos. Nós nos hospedamos no Four Seasons, e eu não tinha nem vontade de sair do quarto, de tão confortável que era. A cerâmica do piso do banheiro tinha aquecimento, dá pra imaginar? Marcamos uma massagem relaxante pro casal, cada um na sua maca, mas juntos, no mesmo ambiente. Foi divino. Almoçamos no Brophy’s Bros, que fica na ponta de um píer cheio de velas e barcos atracados, passeamos pela State Street, principal rua de comércio, um shopping a céu aberto, e seguimos viagem rumo ao Premium Outlet Camarillo e aí liquidamos quase todas as compras de roupa para o Lucas. Maratona de cinco horas, seguida de mais uma hora de estrada até chegarmos ao Shore Hotel, em Santa Monica.